Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

10/03/09

Cabo Verde: José Sócrates em visita oficial ao país

A visita oficial do primeiro-ministro português a Cabo Verde está a ser encarada pelas autoridades locais como um «marco histórico» nas já de si «excelentes» relações bilaterais, sobretudo pela vasta comitiva que acompanhará José Sócrates.

Com nove ministros e sete secretários de Estado, José Sócrates estará em Cabo Verde de 12 a 14 deste mês numa deslocação em que pretende valorizar e reforçar as áreas de cooperação tradicionais, acrescentando-lhe novos caminhos, como o das Novas Tecnologias da Informação e as Energias Renováveis.

Prevê-se um reforço na sua programação, nomeadamente nas áreas da formação da Guarda Costeira, Polícia Militar, entre outras, bem como de questões ligadas ao tráfico de droga e outros tráficos e à imigração ilegal.

A colaboração estende-se ainda à educação. José Sócrates, vai oferecer 12 mil computadores “Magalhães” durante a sua estadia no arquipélago. A massificação do acesso às novas tecnologias de informação e comunicação é uma das metas do projecto “Mundo Novo”, criado pelo governo nacional.

A ministra da Educação e Ensino Superior de Cabo Verde, Vera Duarte, disse à Lusa que espera ver concretizada a distribuição de 150 mil computadores a todos os níveis de ensino no país. Outro objectivo é a construção de 130 telecentros, espalhados por todas as ilhas deste arquipélago.

Também a operacionalização da Parceria Especial de Cabo Verde com a União Europeia (UE), depois da assinatura, em 2007, do documento, e da reflexão feita em 2008 sobre o que fazer, será discutida, já a nível político, entre Sócrates e Neves.

Responsáveis dos sectores empresariais da Banca, Turismo, Combustíveis, Telecomunicações, Import/Export e Construção Civil integram também a comitiva do primeiro-ministro, que trará à Cidade da Praia, entre ministros, secretários de Estado, chefes e directores de gabinete, empresários e jornalistas, um total de 120 pessoas.

Saúde em Português teva a honra de receber, em Julho de 2008, a visita de José Maria Neves. Entre outras iniciativas levadas a cabo, foi lançada a Antologia de Poesia Caboverdiana Destino de Bai, que conta com a participação do Primeiro Ministro e da Ministra da Educação.

Informação daqui e daqui.

Sem comentários: