Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

20/07/09

Portugal: Ciclo de Cinema 'O Outro Sexo'

No passado dia 6 de Julho realizou-se no TAGV, em Coimbra, a 4ª sessão do Ciclo de Cinema do Projecto “O Outro Sexo” promovido pela ONGD Saúde em Português.
Sonhos Vencidos (One Million Dollar Baby), de Clint Eastwood (2004), foi o filme escolhido para, no final, ser debatida a temática dos Estereótipos de Género. Como comentadora esteve presente Ana Parada da Costa, Formadora em Igualdade de Género, que esclareceu algumas questões apresentadas.

Neste debate levantaram-se algumas questões como o papel da escola e da família na criação ou não desses estereótipos. A “imposição” de quotas para que as mulheres possam aceder a lugares de mérito até agora ocupados por homens foi outra das problemáticas abordadas dado que, não raras vezes, para atingir estes lugares, a mulher não pode ou opta por não constituir família. Falou-se, ainda que brevemente, da Lei da Parentalidade.

Mas nem tudo é menos bom neste mundo de disputa de lugares entre homens e mulheres, senão vejamos: ao longo do debate pudémos ouvir relatos de mulheres que nunca se sentiram descriminadas no seu local de trabalho e de outras que não deixaram de usufruir dos seus direitos de mães e mesmo assim nunca se sentiram prejudicadas a nível profissional.



No próximo dia 28 de Julho terá lugar a 5ª sessão do Ciclo de Cinema O Outro Sexo, com o filme A Rainha (2006, Stephen Frears), às 21H30.
Após a projecção do filme, terá lugar um debate sobre o tema “A participação das mulheres nos processos de decisão”.

Sem comentários: