Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

27/07/09

Angola: Cento e setenta mil angolanos vivem legalmente na Europa

No Angola Press: “Cento e setenta mil angolanos estarão legais, como residentes, em distintos paises europeus, revelou em entrevista à Angop, em Luanda, a representante da Organização Internacional para as Migrações (OIM), em Angola, Katharina Schnoring.

Adiantou que tal cifra pode considerar-se aquém, pois estima-se que parte considerável de integrantes destas comunidades não fizeram os respectivo registo. A Holanda, Portugal e Reino Unido, segundo a responsável, são os países de acolhimento que albergam o maior número de angolanos.

Em relação ao repatriamento, disse que os escritórios da organização nos estados de acolhimento em colaboração com o de Luanda organizam as operações de retorno voluntário, prevendo condições para a viagem e, chegados à Pátria, o enquadramento em programas, como os de micro-empregos, alojamentos temporários, escolar, apoio no domínio da saúde, entre outros. Katharina Schnoring explicou que este processo inicia quando aqueles que imigraram, pelas mais distintas razões, decidem regressar e estabelecem contacto com os escritórios da OIM, onde existem especialistas para seu acompanhamento. "A reintegração não é fácil, uma vez que as pessoas criaram laços de amizade nos países de acolhimento e novos hábitos", comentou, para explicar a relutância de muitas pessoas em aderirem ao regresso.
Sem avançar números, Katharina Schnoring disse que com término do conflito armado no país, em 2002, houve uma avalanche de imigrados que regressaram, mas na actualidade os registos decaíram.”

Informação daqui.

Sem comentários: