Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

24/08/09

Brasil: Directora do PNUD destaca experiência na área social para combater as desigualdade

As políticas sociais e económicas implantadas pelo Brasil são as responsáveis pelo bom desempenho do país diante da crise mundial. A avaliação é da economista costa-riquenha Rebeca Grynspan, directora para a América Latina e Caribe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). "Hoje o Brasil ensina que a economia e o social podem ser os dois lados da moeda", destacou, referindo-se aos últimos dados de desemprego e pobreza. Estudo do Instituto de Pesquisa Económica Aplicada (IPEA) mostrou que de Outubro de 2008 a Junho de 2009, em comparação com o mesmo período do ano anterior, a taxa de pobreza caiu de 31,9% para 31%.

A economista ressaltou que os países que fortaleceram as políticas sociais foram os que mais conseguiram superar a crise económica mundial - casos de Brasil e Chile, na América Latina, e algumas nações do Caribe. "São países que fizeram intervenções públicas. Fizeram a política de incluir para crescer", destacou Rebeca Grynspan.

Para enfrentar a situação e combater a fome, e também as desigualdades socais, sugere a outras nações que olhem o exemplo brasileiro. Não para implantar só um programa específico, mas um conjunto de ações para romper o ciclo de de pobreza de gerações. "A América Latina tem muito que aprender com o Brasil. O momento é agora. Se o momento não for agora será quando?", finalizou Rebeca Grynspan, citando um dito popular.

Informação daqui.


Sem comentários: