Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

21/09/09

Moçambique: Crianças vítimas de SIDA, pobreza e tráfico preocupam

No Notícias Lusófonas: Moçambique regista um aumento de crianças órfãs de pais vítimas de SIDA, estimando-se em mais de 380 mil casos, segundo os dados da Agência das Nações Unidas para a infância (UNICEF).

A Comissão dos Direitos da Criança da ONU registou essa situação em oito países, incluindo Moçambique, onde, segundo o relatório do UNICEF, no ano transacto 58 por cento das crianças viviam abaixo da linha da pobreza.

O documento acrescenta que um quinto das crianças moçambicanas enfrenta privações na área da saúde, educação, habitação e alimentação, estimando-se que cerca de uma centena são traficadas mensalmente e enviadas para a África do Sul, ou usadas para trabalho doméstico ou exploração sexual.

O relatório deste ano sobre tráfico de pessoas, do Departamento de Estado norte-americanos afirma que Moçambique é um país de origem e destino de homens, mulheres e crianças traficadas para prestarem trabalhos forçados e serem vítimas de exploração sexual.

O trabalho infantil constitui uma prática comum nas áreas rurais de Moçambique, muitas vezes com a cumplicidade dos membros da família.

Entre 2005 e 2008, segundo as declarações da Ministra da Mulher e Acção Social, Virgínia Matabele, foram criados em Moçambique 704 comités comunitários de apoio a crianças órfãs e vulneráveis em matéria de violência, abuso sexual e tráfico.

No mesmo período, foram financiados 221 projectos de geração de rendimentos para melhorar as condições de vida de 6.676 agregados familiares que integram crianças órfãs e vulneráveis.

Informação daqui.

Sem comentários: