Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

16/10/09

Potugal: Universidade de Coimbra continua a ser a melhor do país

A Universidade de Coimbra (UC) subiu no "ranking" relativo a 2009 e, à semelhança do que se verificou no ano passado, “continua a ser a única portuguesa entre as 400 melhores universidades mundiais”.

“Apesar da queda das instituições portuguesas neste "ranking" nos últimos três anos, que aconteceu em paralelo com o desinvestimento do Estado no sistema de ensino superior, a Universidade de Coimbra consegue, em 2009, contrariar esta tendência: sobe do 387.º para o 366.º lugar, a nível mundial, e do 169.º para o 166.º, a nível europeu”, salienta comunicado da UC.

O ranking publicado pelo suplemento sobre ensino superior do jornal britânico, que elege a Universidade de Harvard (EUA) como a melhor do mundo, considera ainda a UC como a terceira melhor universidade do espaço lusófono (a seguir às universidades de São Paulo e de Campinas, ambas no Brasil) e a sexta melhor da Península Ibérica.

Entre as causas que têm sido apontadas pelos responsáveis pelo ranking para esta classificação figuram “o envolvimento com a comunidade e consequentes benefícios mútuos, a cooperação internacional, particularmente com os países lusófonos, e o intercâmbio cultural, científico e técnico com diversas instituições portuguesas e estrangeiras”.

Os critérios para a elaboração do ranking publicado pelo "The Times Higher Education Supplement", bem como a tipologia das análises recolhidas, são bastante abrangentes, permitindo traçar uma perspectiva global da realidade das instituições de ensino superior no mundo. São tidos em conta a qualidade da investigação, a empregabilidade dos graduados, a internacionalização das instituições e a qualidade pedagógica dos cursos.

A classificação é obtida através da ponderação de cinco critérios: avaliação pelos pares, avaliação por empregadores, artigos científicos citados, rácio docentes/estudantes e internacionalização, adianta a nota da UC.

Informação daqui.

Sem comentários: