Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

28/09/09

Saúde em Português promove o Projecto “Liberta-te do Tabaco”


Saúde em Português iniciou no dia 15 de Setembro o Projecto “Liberta-te do Tabaco”, apoiado financeiramente pela Direcção-Geral da Saúde, a decorrer durante 12 meses no Estabelecimento Prisional de Coimbra.

Cientes de que a luta em prol da cessação tabágica é vital em todos os settings, este projecto visa a redução efectiva e sustentada do tabagismo no Estabelecimento Prisional de Coimbra, assumindo duas dimensões justificadoras da sua existência: uma dimensão médica (técnica) e uma dimensão social. A primeira assenta na promoção de um projecto-piloto de concepção e operacionalização de consultas de cessação tabágica; inovador quer ao nível do Estabelecimento Prisional de Coimbra, quer ao nível dos estabelecimentos prisionais nacionais. Paralelamente desenvolve a dimensão social das intervenções na saúde e sua democratização, com o acesso de um grupo vulnerável e alvo de exclusão social aos demais níveis de saúde, numa base equitativa e participativa, potenciando a inclusão social e a preparação da sua futura reinserção social.
Neste sentido, o projecto tem como destinatários fumadores passivos e activos: reclusos e suas famílias e guardas prisionais. Contempla acções de sensibilização de guardas prisionais, conduzindo à sua capacitação e potenciando a sua capacidade interventiva e sensibilizadora junto dos reclusos; acções de educação para a saúde e a operacionalização de programas de cessação tabágica dirigidos aos reclusos. Estes programas fomentarão o acompanhamento, apoio e tratamento dos que evidenciem vontade de abandonar o hábito tabágico; a motivação dos que não o procuram fazer imediatamente; e a prevenção da recidiva dos ex-fumadores. Pretende-se, assim, contribuir, por um lado, para a caracterização epidemiológica do consumo de tabaco no Estabelecimento Prisional de Coimbra, elaborando o diagnóstico de situação de saúde ligada ao tabagismo e patologias associadas, e por outro para a caracterização sociodemográfica da população alvo.
O projecto recorre a estratégias pedagógicas informais e interactivas que estimulam o envolvimento e empoderamento dos reclusos desde o primeiro momento, com vista à criação de um ambiente favorável e motivador à cessação tabágica e à apropriação do projecto por parte dos destinatários. Os reclusos são simultaneamente destinatários e protagonistas, sugerindo e construindo em contexto grupal os recursos materiais mais apropriados para a implementação do projecto.
As famílias dos reclusos também serão alvo de acções de sensibilização e informação durante algumas das visitas realizadas para garantir a mobilização e envolvimento no tratamento do uso e dependência do tabaco nos reclusos, bem como a prevenção de hábitos tabágicos no seio familiar dos reclusos.

Com a cooperação do Estabelecimento Prisional de Coimbra, que abraçou esta iniciativa desde o primeiro momento, e colaboração multidisciplinar de uma vasta rede de actores (técnicos de saúde, agentes promotores de saúde, voluntários, técnicos e funcionários do EPC) esperamos com este projecto-piloto ajudar ao delineamento de estratégias de luta contra o tabagismo no meio prisional e promover a adopção de estilos de vida saudável entre a população reclusa.

Sem comentários: