Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

25/09/09

Timor-Leste: Protocolo de Montreal ratificado

Timor-Leste ratificou, na passada semana, o Protocolo de Montreal, para proteger a camada de ozono do planeta, tornando-se este o primeiro tratado assinado por todos os 196 Estados membros das Nações Unidas.


O Protocolo de Montreal, de 1987, prevê o fim faseado dos químicos de origem antropogénica que destroem a camada de ozono, protectora do planeta em relação aos raios ultravioleta.


A Comissão Europeia e a presidência sueca da União Europeia já saudaram a ratificação universal do protocolo, através da ratificação por Timor-Leste.


Este é, aliás, um tratado que tem tido sucesso. Segundo as Nações Unidas, 97 por cento de todas as substâncias que destroem a camada de ozono, previstas pelo protocolo, foram retiradas de circulação. Nomeadamente dos frigoríficos, ares condicionados, extintores e solventes.


Mas teremos de esperar até 2050 ou 2075 para que a camada de ozono regresse aos seus níveis anteriores a 1980, estima a ONU.


Achim Steiner, director do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA), comentou que sem este protocolo, os níveis das substâncias destruidoras da camada de ozono teriam aumentado dez vezes até 2050. Esta situação teria originado mais 20 milhões de casos de cancro de pele e 130 milhões de casos de cataratas.

Informação daqui.

Sem comentários: