Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

04/12/09

Angola - HIV/Sida

O primeiro caso de VIH em Angola foi detectado em 1988; contudo, foram montados muito poucos sistemas de detecção de novos casos. Em grande medida, o VIH/SIDA foi ignorado enquanto o país mantinha uma guerra interna que deslocou aproximadamente um terço da sua população.

Escasseiam dados detalhados sobre a taxa de sero-prevalência do VIH/SIDA e as características demográficas da população angolana. Os últimos relatórios do UNAIDS situam a prevalência do VIH/SIDA em 3,9%.

Um inquérito recente levado a cabo pelo CDC de Atlanta sobre a prevalência entre as grávidas atendidas nas clínicas pré-natais revelou que 2,8% das mulheres eram seropositivas. As percentagens nas províncias fronteiriças como o Cunene e o Uíge são significativamente mais altas, chegando aos 9,12% e 4,8% respectivamente. Contudo, estas estatísticas têm que ser consideradas com cuidado uma vez que o grupo de controlo das mulheres grávidas atendidas em clínicas pré-natais em Angola é muito reduzido (em geral, menos de 40% das grávidas vão à clínica).

Como é reconhecido pela maioria das organizações locais e internacionais estabelecidas na Angola do pós-guerra, o flagelo do VIH/SIDA é isoladamente o maior desafio que se coloca à recuperação.

Fonte Aqui

Sem comentários: