Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

25/08/10

Moçambique: Distrito Municipal ka-Nhaca regista redução significativa de casos de malária


Na Televisão de Moçambique: "As autoridades de saúde locais relacionam a melhoria com o facto de a população estar a acatar as mensagens de sensibilização para as boas práticas de saúde.
Em breve, a Ilha da Inhaca deverá contar com um médico permanente.

De trinta a sessenta casos de malária por mês no primeiro semestre de 2009, o número de ilhéus que padece de malária situa-se actualmente em quinze no período de trinta dias.

Os altos índices de casos de malária que se registavam levaram as autoridades da Inhaca a desenvolver iniciativas visado minorar o problema clínico.

Além da sensibilização da população para combate aos charcos e tratamento do lixo, o sector de saúde da Ilha está a distribuir redes mosquiteiras a todas as pessoas a quem foi diagnosticada malária e a todas as mulheres grávidas.

O quadro de melhoria já não se regista em relação a doenças diarreicas.

Inhaca tem um alto nível de lençol freático e, na sua maioria a população depende de poços para se abastecer de água.

A infecção pelo HIV é outra preocupação que tira sono às autoridades de saúde. Um terço da população da ilha é seropositiva e uma média de duas pessoas morrem por mês vítimas da doença

Mas Inhaca poderá ter dias ainda melhores na área da saúde. Em breve vai poder contar com um médico de forma permanente.

Até ao momento a Inhaca depende da deslocação de um médico para atender os casos clínicos tidos como complicados"


Informação aqui.


Sem comentários: