Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

18/07/11

Dia de Nelson Mandela

“Nós podemos mudar o mundo e transformá-lo num lugar melhor; Está nas tuas mãos fazer a diferença”.


Nelson Mandela foi um grande activista e líder que marcou a história africana, pois lutou pela liberdade do povo sul-africano. É o principal representante do movimento Anti-apartheid, cuja filosofia era de segregação racial, que obrigava os negros a viverem separados. Os brancos controlavam o poder, enquanto o restante da população não gozava de direitos políticos, económicos e sociais.

Mandela lutou contra esse regime, foi preso e até condenado a prisão perpétua, por querer defender o seu povo através de várias manifestações. Esteve preso durante 26 anos, mas mesmo assim continuou com a sua luta para por fim a segregação racial no país e tornou-se num símbolo da luta anti-apartheid na África do Sul.
Em 1994 tornou-se o primeiro Presidente negro da África do Sul e governou o País até 1999.

Entretanto Mandela afastou-se da política e dedica-se a várias causas em prol dos direitos humanos, e já recebeu diversas homenagens pelo reconhecimento da sua luta pelos direitos humanos.

Hoje, dia 18 de Julho, o dia é dedicado a este líder que lutou através do diálogo e da integração para mudar o futuro da África do Sul e que comemora 93 anos.

Através do seu discurso, Mandela inspirou as pessoas a tomar medidas para ajudar a mudar o mundo para melhor e construir um movimento global para fazer o bem.

Sem comentários: