Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

11/07/11

Dia Mundial da População - Mensagem do Sectretário Geral do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA)


Este Dia Mundial da População acontece durante um ano marcante, quando chegaremos a sete bilhões de habitantes. Esta é uma oportunidade de celebrar nossa humanidade comum e nossa diversidade. Também é um lembrete de nossa responsabilidade compartilhada de cuidar uns dos outros e de nosso planeta.

Alcançar a marca da população mundial de sete bilhões de habitantes é um marco numérico, mas nosso foco deve estar sempre concentrado nas pessoas. É por isto que estou satisfeito que o Fundo de População das Nações Unidas esteja dando significado para o número através do lançamento de sua campanha “7 Bilhões de Ações” para contribuir com um mundo melhor.

Mais do que nunca, indivíduos podem fazer a diferença ao se unir através de redes sociais e trabalhar para mudanças. Temos vistos vários exemplos este ano do imenso poder das pessoas para abraçar a esperança ao invés do desespero, para buscar o tratamento justo onde elas estão sofrendo discriminação, e reivindicar que a justiça esteja acima da tirania. Elas aspiram alcançar os direitos humanos universais que as Nações Unidas orgulhosamente sustentam e trabalham incansavelmente para alcançar.

Quando agimos sobre valores compartilhados, contribuímos para o nosso futuro comum. Acabar com a pobreza e com a desigualdade libera um vasto potencial humano. Promover os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio fomenta a paz e a prosperidade. E proteger nosso planeta garante os recursos naturais que sustentam todos nós.

Ainda este ano, nascerá o sétimo bilionésimo bebê em nosso mundo de complexidades e contradições. Temos alimentos suficientes para todos, ainda que quase um bilhão de pessoas passe fome. Temos meios para erradicar muitas doenças, ainda que elas continuem se espalhando. Temos o presente de um meio ambiente natural rico, ainda que ele continue sujeito ao abuso e à exploração diária. Todas as pessoas sonham com a paz, ainda que muitas partes do mundo estejam em conflito e mergulhadas em armamentos.

Superar os desafios desta magnitude requer o melhor de cada um de nós. Vamos utilizar este Dia Mundial da População para tomar atitudes determinantes para criar um futuro melhor para os nossos sete bilhões de habitantes e para a próxima geração.

Fonte: "unfpa.org.br"

Sem comentários: