Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

09/07/11

Sudão do Sul é o 54º país africano

Ao proclamar a sua independência oficial do Norte neste sábado, 9 de Julho, o Sudão do Sul passou a ser o 54º país africano. Salva Kiir é primeiro presidente do novo Estado, com capital em Juba. O novo país tem cerca de 9 milhões de habitantes.Depois dos conflitos que mergulharam o país num dos mais graves crises da África com milhares de mortos, o Sudão divide-se em dois: Norte e Sul.

A proclamação da independência foi festejada por milhares na noite desta sexta-feira para sábado na capital, Juba. A multidão não conteve a sua alegria e comemorou com pompa e circunstância a nova vida para o novo Estado.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que esteve em Juba para as comemorações, felicitou o Sudão pela independência. “O povo do Sudão do Sul realizou seu sonho. A ONU e a comunidade internacional continuará do lado do Sudão do Sul”, declarou. Barack Obama também já disse que os EUA reconhecem a independência do Sudão do Sul. O mesmo fez o primeiro-ministro britânico, David Cameron, o presidente sudanês Omar Bashir, entre outros.

O novo país nasce depois de um acordo de paz firmado em 2005 entre o Sul e o Norte. Em Janeiro deste ano, 99% dos eleitores do Sudão do Sul votaram a favor da separação.

Fonte: Jornal on line "A Semana.cv"

Sem comentários: