Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

08/07/11

Governantes Caboverdeano participam de campanha de limpeza de prevenção contra a dengue


Membros do governo cabo-verdiano participaram hoje na campanha "Limpar Cabo Verde" para apoiar a iniciativa e exortar os cidadãos a aderirem ao projeto.
Munidos de vassouras, pás e máscaras, o chefe do executivo cabo-verdiano, ministros e demais funcionários do Palácio do Governo participaram hoje da campanha Limpar Cabo Verde.
Nos arredores do parlamento, a campanha contou também com a participação do Presidente da Assembleia Nacional e de alguns deputados.
José Maria Neves lembrou que um ambiente limpo é a principal medida de prevenção contra as doenças transmitidas por mosquitos.
"É fundamental que as pessoas, em casa, no trabalho ou na sua comunidade, continuem o trabalho de limpar os viveiros dos mosquitos, de forma a ajudarem na prevenção das doenças como a dengue, o paludismo, a febre-amarela e outras", disse.
O chefe do Governo, José Maria Neves, que foi uma das vítimas da dengue em 2009, apelou aos cabo-verdianos para que limpem sempre os locais donde vivem, havendo ou não dengue.
A oportunidade foi aproveitada pela ministra-adjunta e da Saúde, Cristina Fontes, para anunciar que nos próximos dias, o governo vai instalar um laboratório anti-viral, na cidade da Praia.
Cristina Fontes adiantou que este laboratório, financiado pelo governo e parceiros, vai garantir que se façam exames no país, para uma deteção mais rápida dos casos de dengue que possam surgir.
Até agora, os testes para a deteção da dengue eram feitos em Dakar, no laboratório Pasteur, o que foi apontado em 2009 como causa do atraso para detetar e tratar a doença.
A ministra garantiu que o trabalho levado a cabo pelo Governo, nos dois últimos anos, conseguiu dar resposta à luta contra os viveiros dos mosquitos, o que fez com que não se tenham registado novos casos desde novembro.
"O Governo possui um plano nacional que vem funcionando, ao longo do ano, com a pulverização das casas e das zonas de focos. Neste momento, estamos trabalhando para precaver os focos que podem surgir com as chuvas", disse.
O Plano Nacional de Luta Anti-Vectorial 2011 prevê ainda a reativação, nos aeroportos e portos, das campanhas de pulverização e desinfeção dos aviões e navios à entrada e saída do país.
A epidemia de dengue, ocorrida há dois anos, resultou em 21.400 casos, 174 deles de dengue hemorrágica, tendo originado quatro óbitos.

Fonte: Agência Lusa/Sapo.Cv

Sem comentários: