Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

29/07/11

Lusofonia: encontro em Monção reúne escritores de vários países de língua oficial portuguesa

A lusofonia é o tema de um encontro que sexta feira, sábado e domingo vai reunir no Palácio da Brejoeira, em Monção, escritores, músicos, jornalistas e criadores de vários países de língua oficial portuguesa.
A designação oficial do evento é I Encontro dos Escritores da Lusofonia, mas a Casa das Artes daquele palácio, que responde pela organização, pretende que, acima de tudo, se trate de uma "festa".




Além da reflexão sobre a realidade da lusofonia, também haverá concertos, recitais de poesia, teatro, lançamento de livros e excursões.
O encontro tem o apoio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e conta com a presença do assessor da cultura deste organismo, André Heráclio do Rêgo.
Estarão presentes convidados de Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Brasil, Guiné e ainda da Galiza.
O galego Carlos Quiroga, que foi o primeiro professor de português em Escola Oficial de Idiomas na Galiza, será um dos oradores do encontro, que contará ainda com nomes como José Carlos Vasconcelos, atual diretor do Jornal de Letras, e o escritor angolano José Eduardo Agualusa.
Em termos musiciais, a organização destaca o concerto de João Afonso e Uxía, no último dia do encontro.
A Casa das Artes do Palácio da Brejoeira foi inaugurada em maio, assumindo-se como uma estrutura que pretende dinamizar a oferta cultural do monumento nacional.
O Palácio da Brejoeira está aberto à comunidade desde 01 de julho de 2010, tendo já recebido mais de 23 mil visitantes.
Com mais de 200 anos, está classificado como monumento nacional desde 23 de junho de 1910.



Fonte: Lusa

Sem comentários: