É uma data invocativa dos vários povos indígenas, espalhados pelo mundo. Este dia foi instituído pela Assembleia Geral da Nações Unidas em 1995 como o Dia Internacional dos Povos Indígenas, com a intenção de reconhecer a importância dos povos que, durante muitos anos sofreram com a degradação e a imposição de novas culturas sobre as suas.
Este dia tem ainda a intenção de preservar todas as culturas que integram o património histórico e cultural da Humanidade, com as riquezas e as sabedorias milenares dos povos indígenas.
Para comemorar esse dia é útil relembrar os princípios gerais da Carta da Nações Unidas – tais como a paz, o desenvolvimento e os direitos humanos.
Saúde em Português continua a promover os Objectivos do Desenvolvimento do Milénio, em especial a erradicação da pobreza. Por isso relembra a sua recente missão que teve no Município de Coari, em Manaus, Brazil, onde estabeleceu um acordo de cooperação que visa ajudar a encontrar soluções para minimizar as carências das populações no que respeita à saúde e ao acesso aos serviços de saúde como também garantir a sustentabilidade ambiental do maior pulmão do mundo – a Amazónia.
Saúde em Português felicita todos os povos indígenas que lutam todos os dias pelo reconhecimento dos seus direitos no mundo inteiro, como também saúda todos os povos do mundo, focando o lema na promoção do desenvolvimento, da paz, da segurança, da saúde e dos direitos humanos.
Sem comentários:
Enviar um comentário