Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

09/08/11

9 de Agosto Dia Internacional do Povos Indígenas

É uma data invocativa dos vários povos indígenas, espalhados pelo mundo. Este dia foi instituído pela Assembleia Geral da Nações Unidas em 1995 como o Dia Internacional dos Povos Indígenas, com a intenção de reconhecer a importância dos povos que, durante muitos anos sofreram com a degradação e a imposição de novas culturas sobre as suas.



Este dia tem ainda a intenção de preservar todas as culturas que integram o património histórico e cultural da Humanidade, com as riquezas e as sabedorias milenares dos povos indígenas.

Para comemorar esse dia é útil relembrar os princípios gerais da Carta da Nações Unidas – tais como a paz, o desenvolvimento e os direitos humanos.

Saúde em Português continua a promover os Objectivos do Desenvolvimento do Milénio, em especial a erradicação da pobreza. Por isso relembra a sua recente missão que teve no Município de Coari, em Manaus, Brazil, onde estabeleceu um acordo de cooperação que visa ajudar a encontrar soluções para minimizar as carências das populações no que respeita à saúde e ao acesso aos serviços de saúde como também garantir a sustentabilidade ambiental do maior pulmão do mundo – a Amazónia.

Saúde em Português felicita todos os povos indígenas que lutam todos os dias pelo reconhecimento dos seus direitos no mundo inteiro, como também saúda todos os povos do mundo, focando o lema na promoção do desenvolvimento, da paz, da segurança, da saúde e dos direitos humanos.

Sem comentários: