Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

18/08/11

Mindelo acolhe encontro de saúde dos PALOP


A cidade do Mindelo acolhe o III módulo presencial do Curso de Especialização em Educação Profissional em Saúde (CEEPS) para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). A iniciativa é da Universidade Pública de Cabo Verde (UNI-CV) e decorre até 26 deste mês.
Esta formação arrancou esta terça-feira, 16, e reúne 27 alunos de cinco países africanos da Língua Oficial Portuguesa: sete de Angola, cinco de Cabo Verde, cinco de Guiné-Bissau, sete de Moçambique e três de São Tomé e Príncipe.
Conforme Isabel Inês Araújo coordenadora da área de saúde da UNI-CV, o curso é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) da União Europeia, através do Projecto de Apoio ao Desenvolvimento dos Recursos Humanos para a Saúde nos PALOP e Timor Leste (PADRHS_PALOP e TL). O mesmo conta com o apoio do Banco Mundial, por intermédio do Grant for the South - South Cooperation 3074.11. É desenvolvido em quatro módulos presenciais, sendo este o terceiro com financiamento previsto de 75.000 euros. O projecto é coordenado pela EPSJV/Fiocruz, responsável pela certificação dos alunos.
"O objectivo do CEEPS é especializar docentes e dirigentes na área da Educação Profissional em Saúde, mediante o aprofundamento das bases teórico-metodológicas que fundamentam as políticas de educação e suas relações com a saúde e com o trabalho em saúde. O curso almeja possibilitar a compreensão histórica de tais políticas e potencializar práticas transformadoras que contribuam para a estruturação e consolidação das instituições públicas de formação de técnicos em saúde dos países africanos de língua portuguesa, no âmbito da cooperação técnica internacional", avança Inês Araújo.
O CEEPS surge, de acordo com a mesma fonte, na sequência do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP (PECS CPLP 2009-2012), aprovado em Maio de 2009, em Estoril, Portugal. O documento estabelece como meta principal o fortalecimento dos sistemas de saúde dos Estados Membros da CPLP. Tudo com o propósito de garantir o acesso universal a cuidados de saúde de qualidade de suas populações.

Fonte: A "Semana.cv"

Sem comentários: