Os 191 países-membros da FAO voltam, esta quinta-feira, a reunir-se em Roma para tentar encontrar soluções que impeçam o agravamento da crise humanitária no Corno de África, com particular destaque para a Somália.
Para a reunião ministerial, que decorre na sede da Organização da ONU para a Agricultura e a Alimentação (FAO), na capital italiana, foram convocados os ministros da Agricultura dos países-membros do organismo e representantes das principais organizações humanitárias presentes no Corno de África.
O encontro vem no seguimento da reunião ministerial de emergência, que decorreu no passado dia 25 de Julho, também em Roma.
Apesar do encontro de Julho ter ficado aquém das expectativas, a reunião serviu para aumentar o "nível de alerta" internacional sobre a "grave situação" humanitária que se vive naquela região, segundo a organização.
A FAO adiantou que o encontro de hoje servirá para "fazer o ponto da situação da crise, avaliar as necessidades e as falhas, e identificar programas concretos, projectos e outras acções (...) para enfrentar tanto as necessidades imediatas como também as causas subjacentes à crise".
A organização da ONU espera igualmente que o novo encontro ajude a abrir caminho para a conferência internacional de doadores que a União Africana (UA) convocou para ajudar às populações afectadas, marcada para 25 de Agosto.
Fonte: Jornal de Notícias
Sem comentários:
Enviar um comentário