Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

28/10/11

Mercadoria Humana | Seminário Final

No âmbito do projecto Mercadoria Humana – Projecto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos, (TSH) promovido na Região Centro por Saúde em Português e financiado pelo Programa Operacional do Potencial Humano, através da Comissão para Cidadania e Igualdade de Género, decorreu ontem, no Hotel Tivoli, o Seminário Final de apresentação dos resultados.




Mercadoria Humana teve início no dia 1 de Abril de 2010, e terminou ontem dia 27 de Outubro, tendo contemplado várias actividades nomeadamente acções de sensibilização, uma peça teatral, exposição de fotografia e exposição de artes plásticas, produção, edição e divulgação de materiais de informativos, campanhas publicitárias nos transportes públicos e nas rádios.
Nas palavras de Joana Daniel-Wrabtez, Chefe de Equipa do Observatório do Tráfico de Seres Humanos, o Projecto Mercadoria Humana é um Projecto muito bem conseguido em termos de sensibilização, realçando que “somos todos parte do problema, como também somos todos parte da solução”.
No decorrer do Seminário foram várias as intervenções de pessoas que realizam e já realizaram trabalhos de investigação nesta temática, vista como um flagelo que assola todas as sociedades, sendo considerado um problema mundial, pois as vítimas desse crime são oriundas dos mais diversos países. Segundo Catarina Caniço, advogada e dinamizadora das acções de sensibilização em TSH, este fenómeno tem de ser combatido com armas específicas e temos que arranjar sempre maneira de sensibilizar a população para o facto de este crime não ser aceitável e ter de ser condenável.
Pedro Medeiros, autor das fotografias, usou a fotografia como forma de sensibilizar para a questão do TSH, para fins de exploração sexual. Nas suas palavras, o objectivo foi criar uma proximidade com o público, por isso escolheu locais públicos da Cidade para colocar a exposição fotográfica, sublinhando que todos nós temos responsabilidade na questão do TSH.
Este projecto para além de sensibilizar, serviu também para denunciar, alertar e educar para uma temática na qual ainda há muita coisa para fazer.
No final do seminário todosas osas oradoresas como também osas convidadosas felicitaram Saúde em Português por mais este projecto que visa agir em prol dos Direitos Humanos.

Sem comentários: