Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

04/01/12

Prostitutas recebem cuidados de saúde no local de trabalho


No Jornal de Notícias ["Saúde na Esquina" contempla, entre outras medidas, a deslocação de uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde até ao local de trabalho daquelas mulheres, numa carrinha equipada para receber consultas, explicou, ao JN, Esther de Léon, a médica coordenadora do projecto.

Actualmente, os giros realizam-se, três vezes por mês. De noite, no centro de Coimbra. À tarde, no IC3, até Penela, no IC2, entre Pombal e Mealhada, e numa estrada secundária que leva ao Luso. Aí se realizam, por exemplo, citologias e análises ao sangue. Sempre com o intuito de criar uma ligação com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), para que estas mulheres "possam usufruir dos cuidados de saúde sem intermediários", frisou Esther de Léon.

O projecto contempla também a criação duma consulta dirigida àquela população, no centro de saúde de São Martinho do Bispo, em Coimbra, a cargo dos três médicos que integram os giros (juntamente com uma enfermeira, uma assistente social e uma psicóloga).

Há diferenças entre as mulheres que trabalham no centro da cidade e as que operam na periferia, em função da sua origem. "As portuguesas, muitas vezes, têm uma vida dita normal, têm família. As imigrantes, muitas vezes, não estão legais ou não têm consigo os documentos necessários", explicou Esther de Léon. "Questões legais, burocráticas, vergonha" contribuem para afastá-las do SNS, acrescentou].

A notícia pode ser consultada aqui :

Sem comentários: