Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

08/02/12

Conferência de Imprensa - Missão Humanitária - Corno de África - Etiópia

No âmbito da recente Missão Exploratória ao Corno de África, mais propriamente à Etiópia, Saúde em Português apresentou ontem, em conferência de imprensa, os resultados desta missão.
Luís Abreu, Médico Ginecologista e Obstetra da Maternidade Bissaya Barreto em Coimbra, e Rui Gaspar, Gestor, partiram rumo à Etiópia no passado dia 25 de Janeiro e regressaram no passado fim-de-semana. Segundo Luís Abreu esta foi uma missão curta mas bem sucedida uma vez que conseguiram levar a cabo o levantamento das necessidades nos campos de refugiados somalis na Etiópia, bem como reuniões institucionais que permitirão preparar uma missão mais sustentada num futuro próximo, tendo ainda prestado cuidados de saúde.
Rui Gaspar reconheceu esta iniciativa como um acto muito louvável, especialmente tendo em conta as necessidades que constataram no terreno. Afirmou ainda que, apesar das dificuldades e burocracias encontradas, quando pretendemos ajudar não há que medir esforços.




A conferência de imprensa contou ainda com a presença do padrinho desta causa, Sansão Coelho, que felicitou Saúde em Português pelo trabalho feito, e se disponibilizou para estimular acções que possam contribuir para esta missão.
Saúde em Português já está a trabalhar em projectos que visam uma intervenção no terreno, mais propriamente na área de cuidados de saúde primários, nos campos de refugiados da região de Dollo Ado, Sul da Etiópia, que albergam neste momento cerca de 150.000 pessoas.
Apesar das dificuldades, Saúde em Português contou, nesta primeira fase, com o apoio do Delta Cafés, da Palamenta, da Sondagens do Oeste e da sociedade civil que, juntamente com a organização, asseguram os encargos desta missão.
Saúde em Português quer continuar a apoiar na resolução desta crise e, por isso, está já a desenvolver a “Campanha Salvar Vidas no Corno de África”, através de mealheiros espalhados por diversos espaços da cidade de Coimbra, e apela ao contributo de quem possa ajudar quem não tem ajuda, através do NIB: 0035 0255 0023 6859 6302 9 – Caixa Geral de Depósitos.

Sem comentários: