Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

12/03/12

Mundo atinge objectivo do milénio

O planeta alcançou mais uma meta importante. Mais dois mil milhões de pessoas passaram a ter acesso a água potável.

O mundo atingiu o Objectivo do Milénio de reduzir para metade o número de pessoas sem aceso a água potável e fê-lo cinco anos antes do previsto, anunciaram a Organização Mundial de Saúde e a UNICEF.
Na última década, segundo o relatório da ONU e da sua agência para a defesa dos direitos das crianças, mais de dois mil milhões de pessoas passaram a ter acesso a água potável por meio de canalizações ou poços protegidos.
Mas apenas se esperava conseguir os 89 por cento da população mundial em 2015 (6,1 mil milhões de pessoas). O Programa de Monitoramento Conjunto para o Abastecimento de Água e Saneamento, agora divulgado, analisa o período de 1990 a 2010, concluindo que o objectivo foi atingido há dois anos.
Para o secretário-geral da ONU, o mundo alcançou uma meta importante no que diz respeito à água potável, mas, diz Ban Ki-moon, é necessário continuar a avançar para alargar o seu aceso aos mais pobres e desfavorecidos do mundo.
Com efeito, ainda há mais 2,5 mil milhões de habitantes do planeta a viver em situações precárias de saneamento, 1,1 mil milhões das quais não têm casa de banho e vivem, na sua maioria, em zonas rurais.
Segundo o documento, 17% da população rural da América Latina e Caraibas continua a não ter quaisquer condições sanitárias, inclusive em economias de rápido crescimento económico como a do Brasil.
Onze por cento da população (783 milhões de pessoas) continua sem acesso a água potável, mas a ONU espera que até 2015 essa percentagem diminua, dando água a 92% da população da planeta .

Fonte: Jornal "A Semana"

Sem comentários: