Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

20/04/12

Guiné-Bissau | Ramos-Horta apela à libertação de políticos detidos


O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, voltou hoje a apelar aos militares da Guiné-Bissau para libertarem o Presidente interino, Raimundo Pereira, e o primeiro-ministro e candidato às eleições presidenciais Carlos Gomes Júnior.

"Faço de novo um apelo aos nossos irmãos na chefia militar na Guiné-Bissau para de imediato libertarem o Presidente interino e o primeiro-ministro Carlos Júnior e todos os outros elementos que porventura estejam presos", afirmou à agência Lusa o Presidente timorense.

Segundo José Ramos-Horta, não há vantagem nenhuma para o comando militar em manter os dois detidos, porque não são uma ameaça.

"Não há o maior interesse, não há vantagem nenhuma para o comando militar, não há justificação, não há ameaça por parte do Presidente interino e do primeiro-ministro em relação à junta militar", afirmou, salientando que com a sua libertação os militares só têm a ganhar.

Para José Ramos-Horta, com a libertação dos dois os militares ganhariam a "boa vontade da comunidade internacional", salientando que os problemas de fundo discutem-se depois.

O Presidente timorense pediu também aos militares guineenses para além de libertarem as pessoas detidas, reporem a legalidade constitucional, os direitos e liberdades fundamentais consignados na Constituição e nas declarações internacionais e para cooperarem com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e Nações Unidas.

Jornal DN Globo, Lusa

Sem comentários: