Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

29/11/13

2013.11.15 Sessão de Encerramento do Plano de Acção da 4ª edição ODM NA CIDADE

Decorreu no passado dia 15 de Novembro, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra a Sessão de Encerramento do Plano de Acção da 4ª edição do projecto «ODM na Cidade - Coimbra Solidária, ODM para Todos|as». 

Esta sessão contou com a presença dos elementos do Secretariado Executivo da Plataforma ODM representados por Daniela Borges (Presidente do Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra), Hernâni Caniço (Presidente de Saúde em Português) e Ana Maria Ramalheira, (Presidente da ADAV – Coimbra). Contou também com a presença de Maria Fernanda Gomes, Assistente Social, em representação do Agrupamento de Centros de Saúde Baixo Mondego.



Daniela Borges, enquanto elemento do Secretariado Executivo, fez uma apresentação das iniciativas desenvolvidas assim como dos seus resultados práticos. Para além da sensibilização da população para o problema de pobreza (que tem vindo a aumentar), a campanha de recolha de fundos permitiu angariar verbas que asseguraram o apoio em medicamentos e sondas vesicais a 4 utentes referenciados pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego.

De seguida, foram entregues os prémios aos 3 vencedores do Concurso de desenho Infantil "Desenha os ODM", do 1º Jardim-escola de João de Deus.


Hernâni Caniço referiu, no entanto, que apesar do louvor das iniciativas desenvolvidas, os objectivos traçados no início da campanha não terão sido atingidos pelo que se impõe uma redefinição de estratégias que permitam em acções futuras criar verdadeiras sinergias entre os elementos da Plataforma ODM na Cidade – Coimbra solidária para todos|as de modo a que se possam melhorar significativamente esses resultados.

Ana Maria Ramalheira referiu que apesar de haver pontos a melhorar, o principal objectivo da Plataforma foi cumprido, isto é, houve efectiva sensibilização acerca dos ODM, junto de diferentes públicos-alvo, e que para além do problema da pobreza há que repensar e reflectir nas suas verdadeiras causas e o que se pode fazer no sentido de tentar minimizá-las.

Por fim, Maria Fernanda Gomes, referiu que, apesar da modesta quantia angariada, é de louvar o carácter da iniciativa nos tempos difíceis que correm e onde os casos de carência referenciados têm vindo a aumentar. Como tal, todos os apoios e esforços são bem vindos e devem ser mobilizados para ajudar os utentes em dificuldades. Reforçou a ideia de que o ACES se encontra disponível para continuar a colaborar neste projecto com a Plataforma ODM.

Sem comentários: