Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

29/11/13

Saúde em Português em Missão Humanitária nas Filipinas

Sendo uma organização de cariz humanitário, não poderíamos ficar indiferentes aos recentes acontecimentos nas Filipinas, onde a passagem do tufão Haiyan a 8 de Novembro de 2013, causou cerca de 10 mil mortos e desalojou mais de 660 mil pessoas, com consequências devastadoras em toda a região. 

Assim, reconhecendo o imperativo humanitário e dada a experiência de Saúde em Português, temos já uma  uma equipa de três elementos  (médico, enfermeiro e responsável de logística), com experiência em situações de crise a prestar assistência médica às populações de Tacloban, uma das zonas mais afectadas pelo tufão. Esta equipa faz parte do Cluster para a Saúde das Nações Unidas. A equipa é constituída por Ricardo Márquez, Nuno Monteiro e Ana Rita Brito. 

Ricardo Márquez, Chefe desta Missão, é Médico Especialista em Medicina Geral e Familiar com competências em emergência médica. Trabalha habitualmente no INEM desde 1996, em Vila Franca de Xira e Figueira da Foz. É instrutor internacional em gestão de crises e catástrofes. Já participou em diversas missões humanitárias de emergência, na Venezuela (1999), Sri Lanka (2005) e Haiti (2010). 

Nuno Fernando Gonçalves Monteiro, Enfermeiro no Serviço de Urgência dos HUC desde 2011 tem 32 anos e é natural de Viseu. É voluntário da Saúde em Português desde 2011.Licenciado na Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca frequenta o Mestrado em Enfermagem “A Pessoa em situação critica” na escola Superior de Saúde de Leiria.Foi Voluntário na Cruz Vermelha Portuguesa desde 1996, onde participou como responsável/coordenador em diversas situações e apoios de emergência, sendo responsável pela operacionalidade dos voluntários da Delegação de Coimbra durante cerca de 4 anos.

Ana Rita Brito, coordenadora de logística, é licenciada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde, actualmente, frequenta o Mestrado em Sociologia. Foi Bolseira de Integração à Investigação no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra no Núcleo de Políticas Sociais. Nos últimos dois anos tem exercido funções como Socióloga e Coordenadora de Projectos em vários projectos nacionais de Saúde em Português. Actualmente é Directora-Executiva do Departamento de Cooperação desta organização.







2013-11.21 Ricardo Márquez, Ana Rita Brito e Nuno Monteiro no Aeroporto da Portela antes da partida

Precisamos  MUITO da sua ajuda para conseguirmos assegurar os 8.000 euros que nos permitem garantir o orçamento sem dívidas e o sucesso do trabalho dos nossos voluntários que já estão no terreno.

Pode fazer o seu donativo para NIB: CGD 0035 0255 0023 6675 5301 1. 
Contamos Consigo!













Sem comentários: