Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

11/03/09

Guiné-Bissau: 'Nino' Vieira sepultado ontem

O cemitério municipal de Bissau, Guiné-Bissau, foi hoje terça-feira, invadido por centenas de pessoas após o final do funeral do Presidente guineense "Nino" Vieira, morto no dia 02 durante um ataque à sua residência.

Quando as forças de segurança permitiram a entrada livre ao local, centenas de pessoas, a maior parte das quais jovens, correram sem ordem para a campa de "Nino" Vieira, deixando no ar apenas um rasto de pó.

As pessoas pretendiam apenas observar e fazer fotografias do local onde "Nino" Vieira foi sepultado.

As cerimónias fúnebres de "Nino" Vieira, sem a presença de chefes de Estado estrangeiros, começaram com pelo menos duas horas de atraso, aguardando a chegada de doze filhos do Presidente guineenses, provenientes de Dakar num avião militar senegalês.

O atraso no começo das cerimónias fúnebres permitiu ao populares, que eram escassos ao início da manhã, acumularem-se por todo o percurso previsto para o cortejo fúnebre até ao cemitério de Bissau, dificultando o trabalho das forças de segurança.

Após o funeral, a cidade voltou à normalidade e a polícia e os militares sairam das ruas de Bissau, onde já se pode circular normalmente.

O corpo de "Nino" Vieira foi sepultado cerca das 14:00, após a celebração do rito das exéquias, uma cerimónia de despedida católica, presenciada pelo Bispo de Bissau e pelo Núncio Apostólico para vários países da África Ocidental.

Informação daqui.

Sem comentários: