Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

09/09/09

Angola: Ciclo de cinema da CPLP no Centro Cultural Português de Luanda

No Notícias Lusofonas: O Centro Cultural Português-Instituto Camões de Luanda promove na capital angolana um ciclo de cinema/documentário, de 10 a 16 de Setembro, com origem nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Os três documentários e dois dramas que vão passar na tela do Auditório Pepetela do CCP-ICA são oriundos de cinco países da CPLP - Angola, Brasil, Portugal, Cabo Verde e Moçambique.
As obras, projectadas diariamente às 18:30, são retratos e análises das realidades sócio-cultural dos países de origem das películas.

O documentário "Lusofonia, a (R)evolução", de Red Bull Music Academy, considerado um "cartão de visita" sobre a identidade musical lusófona, em Portugal, abre o ciclo, na quinta-feira. O filme brasileiro "Eu tu eles", de Andrucha Waddington, é projectado na sexta-feira. Este drama conta a história de Darlene (interpretada por Regina Casé) que casa com Osias (Lima Duarte) e o trai frequentemente, por ser um homem mais velho.

Sábado é a vez de Cabo Verde, com o documentário "Batuque", de Júlio Silvão Tavares, "uma visão histórica sobre o batuque" onde, entre ensaios e celebrações, é explicado o papel deste instrumento musical na cultura africana. O cinema moçambicano entra em cena no dia 15, com filme biográfico sobre Ricardo Rangel, falecido em Junho de 2009 e um dos símbolos da geração moçambicana que, nos anos 40, iniciou as denúncias contra a situação colonial.


"O herói"
, de Zezé Gamboa, encerra, a 16 de Setembro, o ciclo de Cinema/Documentário da CPLP no CCP-ICA de Luanda, onde é contada a história da luta pela sobrevivência de Vitorio, um mutilado de guerra, que procura ter uma vida normal, num país cuja população busca ansiosamente pela mudança.

Informação daqui.

Sem comentários: