Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

15/09/09

Cabo Verde: À frente na Igualdade e Equidade de Género em África

N'A Semana: 'Os dados do Índice Africano de Género e Desenvolvimento (IDISA), realizados no período de 2001 a 2004 em doze países africanos, mostram que Cabo Verde apresenta um índice superior à posição média africana, à volta de 0,7%, dizem os analistas.

O ICF foi calculado com base em dados económicos, sociais, políticos numa escala que vai de 0 a 1, sendo que 0 é quando a discriminação das mulheres é elevada e 1 quando a discriminação é inexistente. Quando maior que 1, a situação é considerada mais favorável às mulheres.

Apesar dos dados serem ainda provisórios, os analistas consideram que a mulher cabo-verdiana encontra-se numa situação favorável nos sectores da educação e saúde, cerca de 1,2%. Mais, a taxa de abandono e/ou reprovação é maior nos homens que nas mulheres.

Já no bloco da participação no Parlamento, nas Autarquias, nas Associações Empresariais e nas Câmaras de Comércio continua sendo pouco significativa a presença da mulher cabo-verdiana, com 0,4%. Tal facto não acontece em relação à sua participação nas associações comunitárias de base, que é bastante positiva.

Conforme esse estudo, a situação da mulher é mais crítica no que se refere aos rendimentos, emprego e a factores de produção, pois não há dados no país que permitam avaliar esses quesitos: acesso ao crédito; salários na agricultura, no sector formal (público e/ou privado), e no sector informal; rendimento de pequenas empresas agrícolas familiares; tempo gasto em trabalhos domésticos, que dedicam a cuidar dos filhos e outros membros da família; voluntariado; empregos em part-time pagos, trabalhadores por conta própria e empregadores em tempo total.

O relatório nacional sobre o estado de desenvolvimento da condição feminina no continente africano, as relações de igualdade e equidade de género apresentado na cidade da Praia é o resultado de uma parceria entre o ICIEG e a Comissão Económica para a África (CEA). Os dados vão ser recolhidos em todos os países africanos. Por agora, só doze países participaram desse estudo.'

Informação daqui.

Sem comentários: