Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

12/10/10

Documentário "Cinema de Bairro" seguido de tertúlia




A Plataforma ODM na Cidade vai promover a projecção do Documentário "Cinema de Bairro", seguido de tertúlia, no dia 12 de Outubro, às 21H30, no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra.
Esta tertúlia será dinamizada por Rui Duarte, do CNJ - Conselho Nacional de Juventude e contará com a presença de Leonor Areal, uma das cineastas, e de alguns jovens actores.

Um documentário realizado por jovens moradores de bairros sociais de todo o país. Um olhar inocente, cúmplice e real. Histórias de um dia-a-dia desconhecido.
No âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social, a Fundação INATEL produziu o projecto sociocultural “Cinema de Bairro”, com o apoio do Instituto da Segurança Social.
Em parceria com entidades locais, cinco realizadores/formadores da área do cinema documenta...l juntaram-se a jovens moradores de bairros sociais do país. Filmar histórias reais foi o motivo do encontro.
25 jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 22 anos e moradores nos bairros de Mataduços (Guimarães), Bairro da Rosa (Coimbra), Casal da Mira (Amadora), Bairros I e II (Beja) e Bairro da Rua da Armona e das Panteras Cor-de-Rosa (Olhão), romperam a rotina, nem sempre fácil, e abraçaram a experiência do cinema.
Conduzidos pelos cineastas João Pinto Nogueira, Leonor Areal, Pedro Sena Nunes, Rui Simões e Marta Pessoa, o processo decorreu entre Março e Abril de 2010. Entre a introdução ao audiovisual e as filmagens das histórias apresentadas pelos jovens, nasceram novos pontos de vista dos bairros sociais portugueses.
Pontuado por experiências negativas e positivas, “Cinema de Bairro” tenta mostrar o outro lado de viver num bairro social. Quebrando preconceitos vivenciados pelos seus intervenientes, mas também demonstrando diversos aspectos positivos de viver num espaço raramente integrado e muitas vezes desconhecido, encontraram-se energias e sinergias que, por vezes, conscientemente são esquecidas.
No final resulta uma longa-metragem documental com características muito próprias onde se descrevem histórias e ambientes com os quais os jovens envolvidos crescem, identificam-se mas têm força para mudar.

ENTRADA GRATUITA!

Sem comentários: