Saúde em Português

Saúde em Português
Instituição de Utilidade Pública de Portugal; Registo 1423/99 do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Membro da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento; Membro Associado da Confederação Ibero Americana de Medicina Familiar; Membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social

02/05/12

Desenvolvimento: Apoio aos Países em Desenvolvimento caiu devido à recessão global


Segundo dados da OCDE, a ajuda dos principais doadores para países em desenvolvimento caiu quase 3% em 2011, quebrando uma longa tendência de aumentos anuais. Nos próximos anos, a continuação de orçamentos apertados nos países da OCDE vai colocar pressão sobre os níveis de ajuda.
Angel Gurría, Secretário-Geral da OCDE, encoraja os doadores a cumprir os seus compromissos, uma vez que a queda da APD é uma fonte de grande preocupação, que vem num momento em que os países em desenvolvimento foram atingidos pelo efeito de arrastamento da crise e que mais precisam de apoio. A ajuda é apenas uma fração dos fluxos totais para os países de baixa rendimento, mas estes tempos económicos difíceis também significam um menor investimento e exportações mais baixas. Destacou ainda os países que estão a manter os seus compromissos apesar dos difíceis planos de consolidação orçamental. Eles mostram que a crise não deve ser usada como uma desculpa para reduzir as contribuições de cooperação para o desenvolvimento. 
Em 2011 os maiores doadores foram os EUA, a Alemanha, o Reino Unido, a França e o Japão. Na Dinamarca, Luxemburgo, Holanda, Noruega e Suécia a Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD) continuou a exceder o objectivo fixado de 0,7% do PIB. 
Em contraste, o volume de APD caiu em 16 países do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento. É o caso de Portugal, onde se verificou um decréscimo de 3,0%. Cortes mais agressivos registaram-se em países como a Grécia - que regista o corte mais expressivo (-39,3%) - , e a Espanha (-32,7%).

Mais informação AQUI.



Sem comentários: